Voltar

Dicas para seu carro

Freios ABS. Entenda por que o pedal do freio trepida.

A sigla ABS vem do inglês Anti-lock Braking System e significa “Sistema de Freio Antitravamento”. Esse mecanismo permite frear o carro em curta distância, pois impede o travamento completo das rodas e evita a derrapagem deixando o carro sob o controle do motorista mesmo em condições desfavoráveis como no piso molhado pela chuva, sujeito à formação de lâmina d’água e, consequentemente, aquaplanagem.

O funcionamento do ABS pode ser percebido pelo movimento pulsante no pedal do freio ou por ruídos nas rodas. Por meio de sensores instalados nos discos de freio, a informação sobre uma frenagem brusca é encaminhada a uma central eletrônica, que determina a liberação do freio gradativamente. Esse movimento permite à roda girar sem travar. A ativação e desativação do sistema se alternam e podem se repetir muitas vezes por segundo. É essa sequência de ativação e desativação do sistema que causa a trepidação do pedal. Isso se deve à rápida abertura e fechamento das válvulas.

Sem o sistema ABS instalado, em uma frenagem brusca, o veículo fica exposto às seguintes situações:

   
Perda de estabilidade e dirigibilidade com o travamento das rodas traseiras.   Perda da dirigibilidade com o travamento das rodas dianteiras.   Aumento da distância de frenagem e, portanto, do tempo de parada do veículo.
 
Assista ao vídeo “Itens de segurança” para saber um pouco mais sobre o ABS do seu Volkswagen e, em caso de dúvidas, consulte o manual do seu veículo.
 
 
 
  Para conhecer detalhes sobre os veículos Volkswagen,
acesse www.youtube.com/volkswagendobrasil
e assista aos vídeos do período de lançamento dos modelos.
 
  Perguntas e Respostas
Dúvidas sobre nomenclatura e termos técnicos podem ser solucionadas clicando aqui.