Voltar

Dicas para seu carro

Conservação interna. Dicas para preservar seu Volkswagen.

Cuidando de forma adequada você preserva a estética e também o valor de revenda do seu Volkswagen.

Confira abaixo algumas dicas de limpeza e cuidados.


Limpeza interna
Para limpar os revestimentos de portas, colunas e do painel de instrumentos, use apenas um pano limpo que não desfie umedecido em água. Jamais utilize produtos que contenham solventes derivados de petróleo.


Tecido
Os estofamentos, os revestimentos de tecido e do teto devem ser periodicamente aspirados. Para limpeza, recomendamos o uso de uma esponja macia ou de um pano que não desfie. Caso necessário, utilize uma escova macia para não agredir os revestimentos.

Para sujeira pesada, faça limpeza com espuma especial aplicada sobre a superfície do tecido com uma esponja macia, esfregando levemente para não encharcar. Remova toda a espuma com panos secos que tenham boa absorção e utilize um aspirador depois de totalmente seco para finalizar.


Couro
Para remover poeira ou manchas recentes (como café, sucos, refrigerantes), utilize água e um pano de boa absorção. Se persistir, aplique detergente neutro com uma esponja úmida.

Para remoção de sujeiras mais difíceis, como óleo, batom ou caneta aplique com um pano uma solução composta por duas colheres de sopa de sabão neutro dissolvido em um litro de água.

Cuidado para não molhar excessivamente o couro e as costuras. Em seguida, enxugue os bancos com um pano macio. Se preferir, recomendamos a aplicação de produtos específicos para couro disponíveis no mercado e nas Concessionárias Volkswagen.

Para remoção de manchas, poderá ser necessário limpar não apenas o local, mas toda a superfície, especialmente se existirem sujeiras generalizadas. Caso contrário, a superfície limpa poderá ficar mais clara do que a superfície não limpa.

Após limpeza e secagem, a hidratação do couro pode ser feita com produtos disponíveis no mercado, que além de proporcionarem boa aparência, protegem e evitam o ressecamento dos bancos. Consulte seu Concessionário.

Cuidado com peças de vestuário escuras (quando úmidas ou que possuam tingimento deficiente) pois podem manchar o couro dos bancos. As partes pontiagudas ou rígidas, costuras e velcros também podem provocar atrito e danificar a superfície dos bancos.


Limpeza dos cintos de segurança

• Desenrole o cinto de segurança sujo para fora e lave-o com uma solução morna de água e sabão neutro sempre tomando cuidado
para não molhar o fecho do cinto.

• Nunca utilize produtos químicos ou ácidos, para não danificar a resistência do tecido.

• Enrole apenas quando o cadarço estiver totalmente seco pois a presença de umidade pode danificar o sistema.

• Caso encontre danos no cadarço do cinto, nas ligações, no enrolador automático ou no fecho substitua o cinto de segurança
e também o fecho fixado no banco em uma Concessionária Volkswagen.

• Não tente reparar o cinto de segurança com as próprias mãos.

Veja também dicas sobre limpeza externa.