Voltar

Dicas para seu carro

Conheça algumas das principais peças do seu carro.

Quando o assunto é a manutenção de um Volkswagen, qualidade não se discute.

As Peças Originais Volkswagen representam sempre a melhor escolha. Uma linha completa de peças projetadas, testadas e produzidas com alto rigor tecnológico para proporcionar o máximo em desempenho com confiabilidade e a mesma segurança das peças utilizadas em um veículo zero quilômetro.

Confira abaixo informações sobre algumas das principais peças do seu carro.
 
  Velas de ignição
Localizadas no cabeçote do motor dos veículos, as velas de ignição têm como principal função conduzir a corrente elétrica gerada no transformador até a câmara de combustão e transformá-la em centelha elétrica de alta tensão, o que dará início à combustão, ou seja, à queima da mistura de ar e combustível.

Quando danificadas, causam falhas na aceleração, perda de potência, dificuldade
para dar a partida no motor e aumento do consumo de combustível. Recomenda-se
a substituição das válvulas a cada 40.000 km. É aconselhável, também, verificar as condições dos cabos de vela.
 
  Filtro de óleo
Manter o óleo livre de impurezas eliminando resíduos de combustão e partículas de metal que são geradas pela fricção de suas peças internas é a missão do filtro de óleo. Se danificado, causa perda de potência e compromete o funcionamento do motor.
 
  Filtro de combustível
Impede a passagem de partículas contaminantes no tanque de combustível. Caso esteja em más condições, o desempenho do sistema de injeção pode ser afetado, comprometendo a potência, aumentando o consumo de combustível e causando até desgastes prematuros nos componentes do motor. Por isso, siga a recomendação do plano de manutenção do seu veículo realizando trocas periódicas.
 
  Pastilha de Freio
São responsáveis pela frenagem do veículo por meio do atrito com o disco de freio. Ambos são desenvolvidos para suportar altíssimas variações de temperatura. Por isso, fique atento a ruídos e perda de desempenho nas frenagens. Pastilhas de procedência duvidosa podem causar desgaste excessivo do disco, alto nível de ruído e falhas de frenagem comprometendo sua segurança.
 
  Filtro do ar-condicionado
Também conhecido como filtro de poeira e pólen, tem a função de reter odores e impurezas que possam entrar na cabine do veículo. Quando gasto ou entupido, prejudica o sistema de ventilação e ar-condicionado causando a proliferação de bactérias e fungos que, além de gerarem mau cheiro, podem causar doenças respiratórias.